Música da Vez

Dessa vez, vai ser uma internacional. A ária antiga da ópera Griselda do compositor Giovanni Battista Bononcini, libretto de Apostolo Zeno, revisado pelo poeta Paolo Antonio Rolli: Per la gloria d'adorarvi (Pela glória de te adorar)! E quem melhor do que o Luciano Pavarotti para cantar essa ária para nós?


História

A ópera, em 3 atos, conta a história do rei Gualtiero, que se apaixona por uma mulher chamada Griselda, mas ela era uma "plebeia" e ele temia que a nobreza não a aceitasse entre eles. Temendo que houvesse uma rebelião, ele decide fazer a Griselda passar por várias provações, testando sua virtude e firmeza, inclusive, contando a mentira de que a filha deles (que estava desaparecida) havia morrido.



Decide, ainda, banir Griselda da corte e se casar com a Almirena (a filha desaparecida), que estava namorando o jovem Ernesto. Até então, ninguém sabia (nem mesmo o rei) que Almirena era sua filha e por amar Ernesto, ela despreza a proposta.

Essa ária é cantada por Ernesto, declarando seu amor a Almirena e, na época, tanto o Ernesto quanto o rei eram cantados por castratis, homens que eram castrados ainda pequenos para manter a voz aguda da infância. Hoje em dia, essa música pode ser cantada tanto por homens quanto por mulheres.

  • Clique aqui para baixar a tradução e o IPA.
  • Clique aqui para baixar a partitura.

0 comentários:

Postar um comentário